Voo da TAP Air Portugal atrasado ou cancelado?

De acordo com a legislação europeia, pode ter direito a uma indemnização até 600€ e/ou a um reembolso da sua passagem aérea!

Inicie o seu pedido de indemnização de voo da TAP Air Portugal

Informações essenciais - Indemnização TAP Air Portugal

  • O voo da TAP Air Portugal está atrasado mais de 3 horas? Pode receber até 600€ de indemnização de voo!

  • Voo da TAP Air Portugal cancelado? Pode pedir uma indemnização de voo e um reembolso monetário total do seu bilhete.

  • Pode apresentar um pedido de indemnização e reembolso da TAP Air Portugal para voos efectuados até 6 anos atrás.

  • Pode apresentar o seu pedido de indemnização de voo com Voo-Atrasado.pt agora, em apenas alguns passos.

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Aprovado por Tom van Bokhoven
Chefe da equipe jurídica

Última atualização em

Os seus direitos de passageiro em caso de atraso ou cancelamento de um voo da TAP Air Portugal

Sendo uma companhia aérea sediada na União Europeia, todos os voos da TAP estão abrangidos pelos regulamentos europeus relativos aos direitos dos passageiros aéreos (EU 261). Em certas circunstâncias, você pode ser elegível para uma indemnização da TAP Air Portugal e um reembolso total do preço do bilhete se o seu voo for cancelado.

Que condições são essas?

  • O seu voo da TAP Air Portugal atrasou-se? Se chegou ao seu destino final com pelo menos 3 horas de atraso, é provável que tenha direito a uma indemnização de voo.
  • O seu voo da TAP Air Portugal foi cancelado? Se não apanhou um voo alternativo fornecido pela companhia aérea, pode pedir um reembolso monetário total. Adicionalmente, caso o voo tenha sido cancelado com menos de 14 dias de antecedência da partida, você também pode ter direito a uma indemnização por cancelamento.
  • Independente do motivo da interrupção do seu voo, a companhia aérea é obrigada a fornecer assistência especial aos passageiros, o “direito à assistência”. Isso inclui vales para alimentos e bebidas, acesso a meios de comunicação e, se necessário, cuidados com alojamento e transporte. Caso a TAP Air Portugal falhe na prestação desses serviços, você poderá realizar as despesas necessárias e depois solicitar o reembolso pela companhia aérea.

Verifique o estado do seu voo TAP cancelado ou atrasado

Veja se o seu voo ja aparece na nossa tabela de voos recentemente atrasados ou cancelados abaixo. Caso ainda não aparecer, pode enviar-nos o seu voo para que verifiquemos na hora se é elegível á uma compensação de voo!

Encontre o seu voo e seja compensado

TAP-Air Portugal
PDL LIS
26-03-2025 | TP1866
Cancelado
TAP-Air Portugal
OPO ORY
24-03-2025 | TP452
Cancelado
TAP-Air Portugal
LUX OPO
24-03-2025 | TP687
Atrasado
TAP-Air Portugal
LIS LYS
24-03-2025 | TP470
Cancelado

Obtenha uma indemnização de voo

Indemnização da TAP Air Portugal por atraso de voo

Caso o seu voo sofra um atraso maior do que 3 horas, você está apto a requerer uma indemnização por atraso de voo segundo os regulamentos europeus. No entanto, é crucial que a TAP seja a responsável pelo atraso.

Para avaliar se é elegível para uma indemnização de atraso de voo da TAP Air Portugal, use a nossa Calculadora de Reclamações sem custos e sem compromisso qualquer. Em poucos passos, você descobrirá se tem direito à compensação. Se for o caso, nós podemos cuidar de todo o procedimento de reclamação em seu nome em uma política de “sem compensação, sem comissão”. Também estamos prontos para representar os seus direitos em tribunal, se necessário.

Indemnização por voo cancelado

Seu voo da TAP Air Portugal foi cancelado? Dependendo das circunstâncias exactas do cancelamento, pode ter direito a um reembolso do seu bilhete, uma compensação de voo ou ambos! Continue a ler para descobrir quando pode pedir uma indemnização e um reembolso pelo seu voo cancelado.

Quando posso pedir uma indemnização pelo meu voo TAP Air Portugal cancelado?

Se o seu voo foi cancelado a menos de 14 dias de antecedência da data prevista para a partida e não optou por um voo alternativo, pode ter direito a uma indemnização.

Para ter direito a uma indemnização, o cancelamento tem de ser da responsabilidade da mesma empresa. Para mais informações, veja a secção “Circunstâncias extraordinárias” deste texto.

Quando posso obter um reembolso da TAP Air Portugal pelo meu voo cancelado?

Tem direito a um reembolso se o seu voo foi cancelado e não aceitou um voo alternativo oferecido, ou não lhe foi proposto um voo alternativo pela companhia aérea.

Posso obter uma indemnização de voo se cancelar o meu voo da TAP Air Portugal?

Se decidir cancelar o seu voo, isso não implica automaticamente que receberá uma indemnização ou reembolso por parte da companhia aérea, conforme os regulamentos europeus. De acordo com a política de reembolsos da TAP Air Portugal, apenas casos extremos como doenças graves ou morte podem levar a um reembolso. Verifique no site da TAP Air Portugal para maiores detalhes sobre as suas políticas de reembolso.

Voo de ligação perdido devido a atraso ou cancelamento de outro voo

Se perdeu um voo de ligação devido a um atraso ou cancelamento do seu voo, e os dois voos foram comprados na mesma reserva, pode ser digno de uma indemnização e/ou reembolso do valor total da viagem se o atraso ou cancelamento atender aos critérios previamente mencionados.

Voo TAP Air Portugal cancelado?

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Qual o montante da indemnização que posso receber por um voo atrasado ou cancelado?

O montante da indemnização depende da distância do voo com a TAP Air Portugal - quanto maior a distância, maior será a compensação.

Distância do seu vooCompensação de acordo com a UE261
Voos de menos de 1.500 kmAté 250€ por passageiro
Voos entre 1,500 e 3,500 kmAté 400€ por passageiro
Voos de mais de 1,500 km dentro da UEAté 400€ por passageiro
Voos de mais de 3,500 kilometres fora da UEAté 600€ por passageiro

Viajei com a TAP Air Portugal para um país não membro da UE. Ainda tenho direito a indemnização e reembolso?

Sim. Os regulamentos europeus de direitos dos passageiros aéreos se aplicam a todos os voos da TAP Air Portugal, independentemente do destino.

É importante frisar que regras diferenciadas aplicam-se a voos operados por companhias aéreas não membros da UE. Para detalhes adicionais, veja a tabela a seguir.

Tipo de vooExemploCompensação
Voando com uma companhia aérea britânicaTóquoi para Londres com British AirwaysSim
Voando com uma companhia aérea da UEAmsterdão para Londres com KLMSim
Voando com uma companhia aérea não britânica/não da UE desde o Reino UnidoLondres para Tóquio com Japan AirlinesSim
Voando com uma companhia aérea não britânica/não da UE para o Reino UnidoTóquio para Londres com Japan AirlinesNão

Circunstâncias extraordinárias - a TAP pode negar-me a indemnização?

Em princípio, não é elegível para uma indemnização e reembolso se a interrupção do voo não tiver sido causada pela companhia aérea. Chamamos isto de “circunstâncias extraordinárias”.

Aqui estão alguns exemplos de situações em que podem rejeitar o seu pedido de compensação:

  • Más condições climatéricas, como nevoeiro cerrado, chuva forte ou trovoadas.
  • Uma greve, na maioria das vezes especificamente no sector da aviação (por exemplo, uma greve dos trabalhadores do controlo de tráfego aéreo num determinado aeroporto).

PORÉM! Uma greve da tripulação da companhia aérea não é considerada uma circunstância extraordinária!

  • Circunstâncias políticas, como um ataque terrorista ou um risco geral de segurança devido a agitação política.
  • Catástrofes naturais, incluindo erupções vulcânicas e furacões.
  • Uma colisão entre o avião e aves ou outros objectos estranhos.
  • Um passageiro doente ou indisciplinado.
  • Atrasos causados pelo pessoal do aeroporto, como filas extraordinariamente longas para os controlos de segurança.

No entanto, tenha em atenção que, as vezes, as companhias aéreas tentam evitar o pagamento de indemnizações alegando que ocorreram circunstâncias extraordinárias, mesmo que não seja esse o caso.

Recomendamos sempre que verifique a sua elegibilidade para uma indemnização ou reembolso. Pode fazê-lo usando a nossa Calculadora de Reclamações gratuita e sem compromisso.

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Quanto tempo tenho para apresentar o meu pedido de indemnização e reembolso da TAP Air Portugal?

Visto que a TAP opera dentro dos regulamentos europeus, tem até 6 anos para pedir a sua indemnização e reembolso, de acordo com as leis do Reino Unido.

Quanto tempo demora a obter um reembolso e uma indemnização de voo?

Os reembolsos da TAP Air Portugal costumam ser processados em tempo oportuno.

Entretanto, se a empresa não responder ou se o processo de reivindicação requerer ação legal, o prazo para receber a indemnização poderá estender-se por alguns meses ou, excepcionalmente, anos.

Se optar por reivindicar a sua indemnização ou reembolso com a ajuda de Voo-Atrasado.pt, estará a escolher uma equipa de especialistas dedicada a lidar com o seu caso de ponta a ponta. Vamos analisar cuidadosamente cada detalhe da sua situação, preparar toda a documentação necessária e apresentar a sua reclamação de forma a maximizar as suas chances de sucesso. A nossa equipe tratará de toda a comunicação com a TAP Air Portugal e, se eles recusarem a sua indemnização ou reembolso, estamos preparados para defender os seus direitos em tribunal.

Apesar do tempo que possa demorar para receber o seu dinheiro de volta, o manteremos actualizado sobre todas as novidades importantes e responderemos a quaisquer dúvidas. O nosso serviço é baseado numa política de “sem compensação, sem comissão”, ou seja, é um processo sem riscos para si.

Como pedir uma indemnização e um reembolso à TAP Air Portugal?

Use a nossa Calculadora de Reclamações, grátis e sem compromisso, para avaliar se tem direito a uma indemnização e/ou reembolso por voos cancelados ou atrasados.

Se tiver direito, poderá optar por fazer a sua própria reclamação diretamente à companhia aérea ou confiar-nos a tarefa. Processaremos a sua reclamação com eficiência e enviaremos a mesma às pessoas certas na TAP Air Portugal. Iremos lutar pelos seus direitos até o final, inclusive em tribunal, se necessário.

Porquê reclamar com Voo-Atrasado.pt?

1m passageiros ajudados

9 equipas legais em 9 países

98% dos processos jurídicos vencidos

Sobre a TAP Air Portugal

A TAP Air Portugal é a companhia aérea de bandeira do país, fundada em 1945. A TAP proporciona uma rede de voos que abrange uma vasta gama de destinos em Portugal, bem como uma extensa rota internacional para a Europa, África, América do Norte e do Sul.


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