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O que é um voo cancelado?
Um voo cancelado, ou cancelamento de voo, ocorre quando uma companhia aérea decide não efetuar um voo programado, perturbando as viagens dos passageiros. Vários fatores podem causar cancelamentos de voos, desde problemas técnicos a más condições meteorológicas, congestionamento do tráfego aéreo, limitações operacionais ou acontecimentos inesperados. Além disso, as companhias aéreas também podem cancelar voos devido a reservas insuficientes, problemas financeiros ou reorganização dos seus horários de voo.
Quando um voo é cancelado, os passageiros têm direito a um reembolso do bilhete ou a uma nova reserva. No entanto, se a companhia aérea for responsável pela perturbação, os passageiros podem ter direito a, além do reembolso, uma indemnização pelo cancelamento do voo.
Reclame uma indemnização por voo cancelado de até 600 euros por passageiro!
Cancelamento de voos - direitos dos passageiros britânicos e da UE
Em 2004, o Parlamento Europeu e a Comissão Europeia introduziram o Regulamento Europeu (CE) n.º 261/2004, também conhecido como a lei EC 261 ou Regulamento de indemnização de voos. Este documento essencial garante que os passageiros na UE tenham direito a uma indemnização e a um reembolso em caso de cancelamento ou atraso de um voo. Na Voo-Atrasado.pt sabemos tudo sobre como pedir uma indemnização protegida pela EC 261 no Reino Unido e na UE - podemos ajudá-lo ao longo de todo o processo!
Posso obter uma indemnização se o meu voo foi cancelado?
Como regra geral, se o seu voo foi cancelado com menos de 14 dias de antecedência, tem direito a uma indemnização por voo cancelado. No entanto, existem alguns critérios adicionais que devem ser cumpridos.
Outros dois importantes critérios são:
O motivo do cancelamento - para que o passageiro possa ser indemnizado, o cancelamento deve ser culpa da própria companhia aérea.
=> Veja a secção 'circunstâncias extraordinárias' deste artigo para saber mais sobre as situações em que a companhia aérea não é obrigada a indemnizar.
Detalhes do voo alternativo oferecido pela companhia aérea - consulte a tabela abaixo para mais informações.
Aviso de cancelamento | Voo alternativo | Compensação |
---|---|---|
Menos de 7 dias de antecedência | Partida 1h+ antes ou chegada 2h+ depois | Sim |
7-14 dias de antecedência | Partida 2h+ antes ou chegada 4h+ depois | Sim |
Menos de 14 dias de antecedência | Nenhum voo alternativo | Sim + reembolso |
É também importante notar que, se não lhe for oferecido um voo alternativo ou se o voo alternativo não corresponder ao seu horário, tem direito a um reembolso do voo.
Se o seu voo tiver sido cancelado menos de 14 dias antes da data de partida e não lhe tiver sido proposto um voo alternativo, tem direito a um reembolso e a uma indemnização.
Posso obter uma indemnização por atraso de voo para um voo fora do Reino Unido ou da UE?
Os regulamentos britânicos e comunitários aplicam-se à maioria dos voos com origem ou destino no Reino Unido e na União Europeia. A única grande exceção é quando se voa para o Reino Unido/UE com uma companhia aérea não britânica/não comunitária - por exemplo, quando se voa a partir dos Estados Unidos com uma companhia aérea sediada nos EUA, como a United ou a American Airlines.
Para mais detalhes, consulte o quadro seguinte.
Tipo de voo | Exemplo | Compensação |
---|---|---|
Voando com uma companhia aérea britânica | Tóquoi para Londres com British Airways | Sim |
Voando com uma companhia aérea da UE | Amsterdão para Londres com KLM | Sim |
Voando com uma companhia aérea não britânica/não da UE desde o Reino Unido | Londres para Tóquio com Japan Airlines | Sim |
Voando com uma companhia aérea não britânica/não da UE para o Reino Unido | Tóquio para Londres com Japan Airlines | Não |
Que indemnização posso receber por um voo atrasado?
O valor da indemnização que lhe corresponde depende da distância entre o seu ponto de origem e o seu ponto de chegada. Veja mais detalhes na tabela abaixo:
Distância do seu voo | Compensação |
---|---|
Voos de menos de 1.500 km | Receba 250€ por passageiro |
Voos entre 1,500 e 3,500 km | Receba 400€ por passageiro |
Voos de mais de 1,500 km dentro da UE | Receba 400€ por passageiro |
Voos de mais de 3,500 kilometres fora da UE | Receba 600€ por passageiro |
Lembre-se de que, para obter a indemnização, o seu voo deve ter sido cancelado ou deve ter sofrido um atraso de, pelo menos, 3 horas.
Tem direito a uma indemnização por cancelamento de voo? Podemos ajudá-lo!
O seu voo foi cancelado menos de 14 dias antes da partida e a companhia aérea foi responsável? Boas notícias! Tem direito a uma indemnização por cancelamento de voo.
Desde 2010, o Voo-Atrasado.pt tem-se dedicado a ajudar os passageiros a reclamar a sua legítima indemnização de voo às companhias aéreas. Trabalhando numa base de "sem compensação, sem comissão", asseguramos uma experiência sem riscos para si. Com uma taxa de sucesso de 98% em tribunal, somos o seu parceiro ideal para garantir a indemnização por cancelamento de voo. Confie em nós para tornar o processo suave e sem complicações!
Quando posso pedir o reembolso de um voo cancelado?
No caso de um voo cancelado, também podemos ajudá-lo a obter o reembolso do bilhete! Pode pedir um reembolso se o seu voo tiver sido cancelado e tiver decidido não apanhar qualquer voo alternativo oferecido pela companhia aérea. Se não lhe foi oferecido nenhum voo alternativo, também pode, obviamente, pedir o reembolso.
Voo cancelado? Eis o que deve fazer de acordo com o guia passo-a-passo dos nossos especialistas!
É normal ficar chateado por um voo que se cancela à última hora, especialmente quando já está no aeroporto. Os nossos especialistas elaboraram um guia passo a passo para o ajudar no caso de um cancelamento de voo de última hora.
Reúna todas as informações que puder: Quando é que o cancelamento ocorreu? Porque é que o voo foi cancelado? A companhia aérea foi responsável pelo cancelamento? Recolha todos os dados relevantes sobre o seu voo, incluindo a referência da reserva, o número do voo e o motivo do cancelamento.
Conheça os seus direitos: Em caso de cancelamento de um voo, têm direitos e, para além da indemnização e do reembolso do bilhete, pode pedir à companhia aérea que lhe preste assistência especial, também designada por "direito a assistência". Isto inclui, por exemplo, bebidas, um lugar para passar a noite ou transporte. Pode obtê-la dirigindo-se ao balcão de atendimento da companhia aérea no aeroporto.
Peça uma indemnização: Dependendo das circunstâncias do cancelamento do seu voo, poderá ter direito a uma indemnização de voo e a um reembolso do bilhete. Pode verificar facilmente a sua elegibilidade diretamente a partir do seu telefone no aeroporto com a nossa Calculadora de pedidos de indemnização, que é totalmente gratuita e o ajudará a iniciar o seu pedido de indemnização por cancelamento. Lembre-se, quanto mais cedo fizer o pedido, maiores são as hipóteses de receber o seu dinheiro o mais rapidamente possível!
Reclame sua indemnização e seu reembolso facilmente!
Envie sua reclamação em menos de 5 minutos!
Verificar a minha compensaçãoDeveria aceitar um voucher da companhia aérea em vez de um reembolso?
Não o recomendamos. As principais razões pelas quais não deveria aceitar um voucher são as seguintes:
Quando aceita um voucher, tem de utilizar a mesma companhia aérea no futuro, mesmo que tenha tido uma má experiência com ela.
O seu dinheiro fica congelado. Mesmo que não queira voar tão cedo, tem de o fazer se não quiser perder completamente o seu dinheiro.
As datas de validade dos vales de companhias aéreas podem ser problemáticas - terá de planear rapidamente a sua próxima viagem.
Se a companhia aérea for à falência, é provável que perca o seu dinheiro - a lei não garante a possibilidade de trocar o vale por um reembolso.
Circunstâncias Extraordinárias - quando a companhia aérea tem direito de negar compensação
Quando o seu voo for cancelado ou atrasado por motivos que são diretamente imputáveis à companhia aérea, tem o direito a uma compensação - mas este não é sempre o caso. Também existem as chamadas circunstâncias extraordinárias em que a companhia aérea pode, com razão, negar a sua indemnização por atraso de voo. Alguns exemplos são:
- Mau tempo, como nevoeiro intenso, chuva forte ou trovoadas.
- Uma greve, na maioria das vezes especificamente no sector da aviação.
NO ENTANTO! Uma greve de uma companhia aérea específica/da sua tripulação não é considerada uma circunstância extraordinária!
- Circunstâncias políticas, como um ataque terrorista ou um risco de segurança geral devido a agitação política.
- Catástrofes naturais, incluindo erupções vulcânicas e furacões.
- Uma colisão entre o avião e aves ou outros objectos estranhos.
- Um passageiro indisciplinado ou doente.
- Atrasos de vôos causados pelo pessoal do aeroporto, tais como filas extraordinariamente longas para controlos de segurança.
Lembre-se que as companhias aéreas alegam frequentemente que o atraso do voo ocorreu devido a circunstâncias extraordinárias quando, de facto, não foi esse o caso! Para ter certeza de que tem direito a uma indemnização pelo seu voo cancelado, verifique-o agora com a nossa Calculadora de Reclamações gratuita.
Indemnização por voo cancelado: Perguntas frequentes
Sabemos que muitas vezes as companhias aéreas não informam bem os passageiros quando cancelam os seus voos. Por isso, aquí pode encontrar as respostas às perguntas mais frequentes sobre os seus direitos e o processo de reclamação em caso de cancelamento de um voo:
Posso obter o reembolso de despesas inesperadas devido ao cancelamento de um voo?
As vezes acontece que, quando um voo é cancelado inesperadamente, o passageiro tem de incorrer despesas inesperadas, por exemplo hotéis, refeições em restaurantes, despesas de transporte (táxis, aluguer de automóveis), entre outras.
Felizmente, em muitos casos, podemos ajudá-lo a obter o seu dinheiro de volta da companhia aérea. Reclame hoje com Voo-Atrasado.pt e carregue simplesmente todos os recibos e facturas relevantes através do nosso sistema online! A partir daí, nós tomaremos conta de tudo por si.
=> Reivindique o seu dinheiro de volta
Quanto tempo tenho para pedir o reembolso e a indemnização do voo?
Isto depende da regulamentação nacional do:
- País de partida do seu voo
- País de chegada do seu voo
- País onde está sediada a companhia aérea
Em Portugal, a lei permite-lhe pedir uma indemnização por voos cancelados até 3 anos atrás. Porém, cada país tem uma legislação diferente - por exemplo, em Itália tem 2 anos para apresentar uma reclamação, em França e Espanha 5 anos e no Reino Unido e Irlanda de 6 anos.
Pode optar por apresentar a sua queixa em qualquer um dos 3 países em causa. Se decidir reclamar com Voo-Atrasado.pt, nós investigaremos qual legislação é a mais conveniente para si e iremos fazer a reclamação em seu nome através dos nossos advogados em tal país.
Utilize a nossa Calculadora de Pedidos de Indemnização gratuita para saber se ainda tem direito a uma indemnização por voo cancelado e/ou a um reembolso.
Quanto tempo demora a receber a minha indenização/reembolso por um voo cancelado?
A maioria dos passageiros que ajudamos recebem dinheiro da sua compensação por voo cancelado dentro de algumas semanas ou poucos meses após terem apresentado o seu pedido.
Nalgumas situações, no entanto, como quando a companhia aérea não responde e/ou a reclamação tem de ir a tribunal, este tempo de espera pode ser prolongado. Pode ter a certeza de que, entretanto, se apresentar a sua reclamação ao Voo-Atrasado.pt, nós o aliviaremos deste stress - o manteremos informado sobre quaisquer actualizações importantes relativas à sua reclamação, estaremos disponíveis para responder a quaisquer perguntas e representá-lo-emos em tribunal quando necessário.
Porquê reclamar com Voo-Atrasado.pt?
1m passageiros ajudados
9 equipas legais em 9 países
98% dos processos jurídicos vencidos
Depois, pode tentar peça uma indemnização e um reembolso através do Voo-Atrasado.pt e deixe-nos fazer o trabalho por si. Graças a mais de uma década de experiência na ajuda a passageiros aéreos, conhecemos todos os meandros do processo legal e ganhámos 98% dos processos judiciais contra as companhias aéreas. Tratamos de praticamente tudo por si, basta partilhar connosco toda a informação necessária através do nosso sistema online inteligente - demora apenas alguns minutos!
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Obrigado, fizeram-nos ganhar o dia!
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Roger, obrigado!