Última atualização em
Os seus direitos de passageiro em caso de atraso ou cancelamento de um voo da Air France
Uma vez que todas as rotas da Air France incluem pelo menos um destino na UE, todos os voos da Air France estão abrangidos pelos regulamentos europeus relativos aos direitos dos passageiros aéreos. Em determinadas condições, pode ter direito a uma indemnização da Air France até 600€ por passageiro e a um reembolso total do preço do bilhete do seu voo cancelado pela Air France.
Desde o Brexit, os regulamentos “The Air Passenger Rights and Air Travel Organisers’ Licensing (Amendment) (EU Exit) Regulations 2019” também podem aplicar-se para voos operados de ou para o Reino Unido. O que dizem exatamente os regulamentos?
O seu voo da Air France atrasou-se? Se chegou ao seu destino final com pelo menos 3 horas de atraso, é provável que tenha direito a uma indemnização até 600€ por passageiro.
- O seu voo da Air France foi cancelado? Se não apanhou um voo alternativo oferecido pela companhia aérea, pode pedir um reembolso monetário total. Além disso, se o voo da Air France foi cancelado menos de 14 dias antes da partida, também pode ter direito a uma indemnização por voo cancelado da Air France.
O seu voo Air France foi cancelado ou atrasado?
Faça valer os seus direitos - reclame a sua indemnização Air France e o seu reembolso com só alguns cliques!
Reclamar agoraIndemnização da Air France por atraso de voo
Se o seu voo da Air France sofrer um atraso superior a 3 horas, tem o direito de pedir uma indemnização por atraso de voo da Air France, de acordo com os regulamentos europeus relativos aos direitos dos passageiros. É fundamental que a companhia aérea seja a culpada pelo atraso.
Indemnização da Air France por voo cancelado
O seu voo da Air France foi cancelado? Dependendo das circunstâncias exactas do cancelamento, poderá ser elegível para um reembolso de voo, uma compensação de voo ou ambos! Continue a ler a secção seguinte para saber quando pode pedir uma indemnização e um reembolso pelo seu voo cancelado da Air France.
Quando posso pedir uma indemnização pelo meu voo Air France cancelado?
Se o seu voo da Air France foi cancelado nos 14 dias anteriores à data de partida prevista e não optou por um voo alternativo, pode ter direito a uma indemnização pelo voo da Air France cancelado.
Para ter direito a uma indemnização, o cancelamento tem de dever-se a uma falha da Air France. Para mais informações, consulte a secção “Circunstâncias extraordinárias” deste artigo.
Quando posso obter um reembolso da Air France pelo meu voo cancelado?
Tem direito a um reembolso da Air France se o seu voo tiver sido cancelado e não tiver apanhado um voo alternativo oferecido pela companhia aérea.
Se não lhe foi oferecido um voo alternativo, também tem direito a um reembolso da Air France.
Aviso de cancelamento | Voo alternativo | Compensação |
---|---|---|
Menos de 7 dias de antecedência | Partida 1h+ antes ou chegada 2h+ depois | Sim |
7-14 dias de antecedência | Partida 2h+ antes ou chegada 4h+ depois | Sim |
Menos de 14 dias de antecedência | Nenhum voo alternativo | Sim + reembolso |
Posso obter uma indemnização de voo se cancelar o meu voo da Air France?
Se optar por cancelar o seu voo da Air France, isso não garante que receba uma indemnização ou reembolso da companhia aérea, de acordo com os regulamentos europeus e do Reino Unido. De acordo com a política de reembolsos da Air France, só terá direito a um reembolso em situações graves, como doença grave ou morte. Consulte o sítio Web da Air France para obter mais informações sobre as suas políticas de reembolso.
Voo de ligação perdido devido a atraso ou cancelamento da Air France
Se perdeu a sua conexão devido a um atraso ou cancelamento do seu voo Air France, e ambos os voos foram reservados na mesma reserva, poderá ter direito a uma indemnização e/ou a um reembolso de toda a viagem se o atraso ou cancelamento cumprir os critérios acima mencionados.
Voo Air France atrasado?
Reclame a sua compensação Air France agora e receba até 600 euros de indemnização!
Reclamar agoraQual é o montante da indemnização da Air France que posso receber por um voo atrasado ou cancelado?
O montante da indemnização da Air France é determinado pela distância do seu voo:
Distância do seu voo | Compensação |
---|---|
Voos de menos de 1.500 km | Receba 250€ por passageiro |
Voos entre 1,500 e 3,500 km | Receba 400€ por passageiro |
Voos de mais de 1,500 km dentro da UE | Receba 400€ por passageiro |
Voos de mais de 3,500 kilometres fora da UE | Receba 600€ por passageiro |
Viajei com a Air France para um país não pertencente à UE. Ainda tenho direito a indemnização e reembolso?
Sim. Os regulamentos europeus relativos aos direitos dos passageiros aéreos aplicam-se a todos os voos da Air France, independentemente de viajar para um destino dentro ou fora da UE.
Não obstante, as regras são diferentes para voos operados por companhias aéreas não comunitárias. Consulte a tabela abaixo para mais informações.
Tipo de voo | Exemplo | Compensação |
---|---|---|
Voando com uma companhia aérea britânica | Tóquoi para Londres com British Airways | Sim |
Voando com uma companhia aérea da UE | Amsterdão para Londres com KLM | Sim |
Voando com uma companhia aérea não britânica/não da UE desde o Reino Unido | Londres para Tóquio com Japan Airlines | Sim |
Voando com uma companhia aérea não britânica/não da UE para o Reino Unido | Tóquio para Londres com Japan Airlines | Não |
Circunstâncias extraordinárias - a Air France pode negar-me a indemnização?
Geralmente, não tem direito a indemnização e reembolso da Air France se a interrupção do voo não tiver sido culpa da companhia aérea. Chamamos a estas situações circunstâncias extraordinárias.
Algumas das circunstâncias extraordinárias mais comuns que permitem à Air France recusar o seu pedido de indemnização são:
Más condições climatéricas, como nevoeiro cerrado, chuva forte ou trovoadas.
Uma greve, na maioria das vezes especificamente no sector da aviação (por exemplo, uma greve dos trabalhadores do controlo de tráfego aéreo num determinado aeroporto).
NO ENTANTO! Uma greve da tripulação da companhia aérea não é considerada uma circunstância extraordinária!
Circunstâncias políticas, como um ataque terrorista ou um risco geral de segurança devido a agitação política.
Catástrofes naturais, incluindo erupções vulcânicas e furacões.
Uma colisão entre o avião e aves ou outros objectos estranhos.
Um passageiro doente ou indisciplinado.
Atrasos causados pelo pessoal do aeroporto, como filas extraordinariamente longas para os controlos de segurança.
No entanto, tenha em atenção que, as vezes, as companhias aéreas tentam evitar o pagamento de indemnizações alegando que ocorreram circunstâncias extraordinárias, mesmo que não seja esse o caso.
No entanto, é importante não aceitar uma negação de reivindicação sem mais averiguações. Frequentemente, as companhias aéreas alegam circunstâncias extraordinárias como desculpa para negar reivindicações válidas. Verifique sempre os seus direitos, por exemplo, utilizando a nossa Calculadora de Reclamações gratuita e sem compromisso.
Já enviou a sua reclamação Air France?
Reclame o seu reembolso Air France para além da sua compensação de até 600 EUR!
Reclamar agoraQuanto tempo demora a obter um reembolso e uma indemnização da Air France?
Regra geral, os reembolsos da Air France por voos cancelados são processados rapidamente.
Se a Air France não responder ou se o seu pedido de reivindicação for mais complexo e necessitar de acção legal, o tempo para obter o seu dinheiro de volta poderá ser maior — desde alguns meses até alguns anos.
Não se preocupe com o tempo que pode demorar; estaremos a trabalhar por si e manteremo-lo informado sobre todas as actualizações relevantes do seu pedido. Lembre-se de que trabalhamos numa base de “sem compensação, sem comissão”.
Como pedir uma indemnização e um reembolso à Air France?
Se for elegível, pode apresentar o seu pedido à Air France directamente ou deixar que Voo-Atrasado.pt trate de tudo por si. Geriremos a sua reclamação de forma eficaz, faremos chegar a mesma às pessoas certas na Air France e lutaremos pelos seus direitos até ao fim, inclusive em tribunal, se necessário.
Porquê reclamar com Voo-Atrasado.pt?
1m passageiros ajudados
9 equipas legais em 9 países
98% dos processos jurídicos vencidos
Air France, fundada en 1933, es una de las compañías aéreas más antiguas del mundo aún en funcionamiento. En 2003, la compañía se fusionó con la aerolínea de bandera holandesa KLM, creando el grupo Air France-KLM.
En la actualidad, Air France es propietaria de varias filiales y franquicias, como la aerolínea Air France Hop (antes conocida como HOP!) y Servair, una empresa especializada en el catering de las aerolíneas. En 2007, Air France y Transavia – una aerolínea holandesa de bajo coste, propiedad al 100% de KLM – crearon una filial francesa de esta última, Transavia France.
En 2019, Air France transportó a 52,2 millones de pasajeros, la mitad del número de pasajeros transportados por todo el grupo Air France-KLM (104 millones en 2019)
Gostou deste conteúdo?
Obrigado, fizeram-nos ganhar o dia!
As retracções são caras - ajudem-nos a melhorar!
Roger, obrigado!