Screenshot 2024 08 22 150215

Porque os voos atrasam?

quinta-feira, 22 de agosto de 2024

Se vais de férias com a tua família ou amigos, há sempre aquela pessoa que acaba por ser o Planner de viagem. Às vezes, isso significa esta pessoa é quem trata do alojamento e descobre restaurantes fixes e atrações turísticas. Outras vezes, se essa pessoa for especialmente perfeccionista (normalmente o filho mais velho), pode ser um verdadeiro veterano no mundo da organização de viagens. Nesse caso, é provável que já tenha uma folha de Excel com um horário detalhado para as tuas férias, sem espaço para imprevistos ou azares — até o tempo de relaxamento está cronometrado ao minuto. O maior pesadelo desta pessoa? Problemas com voos.

Se te identificas com esta personagem, provavelmente estás a ler isto sentado no portão de embarque, a tentar desesperadamente alterar os teus planos. Não te preocupes, estamos aqui para ajudar! Voos cancelados e atrasados podem parecer um pesadelo para os teus planos de viagem, mas é importante manter a calma e lembrar-te da regra de ouro para atrasos e cancelamentos de voos de última hora: PERGUNTE PORQUÊ!

Por que é que o meu voo foi atrasado?

Os aviões podem ser atrasados por vários motivos, mas dependendo da razão, os próximos passos podem ser diferentes. Aqui estão algumas das razões mais comuns para atrasos e cancelamentos de voos:

  • Questões meteorológicas como ventos fortes, trovoadas, relâmpagos, chuva, etc.
  • Problemas operacionais da companhia aérea (o voo anterior foi atrasado, por exemplo)
  • Problemas técnicos com o avião
  • Regulamentos do controlo de tráfego aéreo
  • Greves do pessoal do aeroporto
  • Greves do pessoal da companhia aérea
  • Colisões com pássaros

Razões menos comuns para atrasos e cancelamentos de voos:

  • Ameaças à segurança
  • Instabilidade política no país de partida ou chegada
  • Desastres naturais
  • Passageiros indisciplinados ou doentes
  • Tripulação doente (pilotos doentes, por exemplo)

As probabilidades são de que uma destas razões corresponde ao motivo do teu voo estar atrasado, mas porque é que isso é importante? Estas são coisas que precisas de saber porque podem determinar se tens ou não direito a um reembolso e/ou uma compensação.

Espera… Posso receber compensação pelo meu voo atrasado?

porque meu voo foi atrasado

Ei, que tipo de Planner serias se não soubesses isto? Prepara-te sempre para o pior! 

O que importa é que a legislação atual diz que só tens direito a compensação se o atraso for superior a 3 horas (à chegada), desde que o atraso possa ser diretamente atribuído à companhia aérea.

Isto significa que, se a companhia aérea pudesse ter evitado o atraso, podes ser compensado por isso! Portanto, da lista anterior, poderias ser compensado tu e os teus companheiros de viagem se o voo tiver sido atrasado devido a:

  • Airline operational issues 
  • Airline staff strikes
  • Technical aircraft issues
  • Ill crew

Ok, perguntei ao pessoal da companhia aérea, e agora?

Se eles admitirem logo que o atraso foi culpa deles, já estás safo. Neste caso, reclame já a sua compensação e/ou o seu reembolso por voo atrasado!

 Se disserem "questões meteorológicas" ou outra coisa, lembra-te que pode ser sempre mentira. Não lhes interessa compensar centenas de passageiros por um problema evitável, e eles sabem que a maioria dos passageiros não vai, ou não consegue, verificar se a razão é verdadeira.

Então, o que fazer se o meu voo for atrasado?

Submete os detalhes do teu voo através da Calculadora de Reclamações gratuita e uma análise detalhada do teu voo vai dizer-te se tens direito a compensação e quanto, em poucos segundos!

Queres saber como reclamar uma compensação por voo atrasado?

Queres mais detalhes? Dá uma vista de olhos no nosso blogue sobre o que fazer se o teu voo for atrasado!

Esperamos que isto tenha sido útil e que ainda consigas adicionar uma coluna de "Interrupções de Voos" à tua folha de Excel. Da parte da equipa da Voo-Atrasado, desejamos-te viagens mais tranquilas no futuro!

E lembra-te, mantém a calma e PERGUNTE PORQUÊ!