Pexels mh92 11150267

Greve no aeroporto de Bruxelas a 31 de março: atrasos e cancelamentos de voos

quarta-feira, 26 de março de 2025

Greve no aeroporto de Bruxelas: o que aconteceu?

Na segunda-feira, 31 de março, se realizará uma greve geral nacional contra os cortes orçamentais do novo governo belga. A greve afetará sobretudo trabalhadores diretamente ligados às operações aeroportuárias, como os bagageiros. Como resultado, todos os 244 voos programados para partir do aeroporto de Bruxelas foram cancelados e alguns voos de chegada poderão também ser afetados. A Brussels Airlines informou os passageiros com voos marcados para 31 de março de que podiam remarcar ou cancelar os bilhetes gratuitamente, sendo que 60% já o fizeram.

Greve no aeroporto de Bruxelas: posso pedir uma indemnização?

Infelizmente, não é possível solicitar uma indemnização por esta perturbação específica. Os passageiros não têm direito a compensação se a interrupção for causada por circunstâncias extraordinárias, ou seja, quando os voos são cancelados ou atrasados devido a greves não relacionadas com a companhia aérea, como as dos controladores de tráfego aéreo ou do pessoal de terra. Dado que a greve nacional no aeroporto de Bruxelas afeta principalmente trabalhadores sem ligação direta às companhias aéreas, esta é considerada uma circunstância extraordinária e, por isso, os passageiros não terão direito a uma indemnização.

Quando tenho direito a uma indemnização pelo voo?

Se o seu voo sofreu um atraso superior a 3 horas ou foi cancelado com menos de 14 dias de antecedência e a causa não se enquadra em circunstâncias extraordinárias, é provável que tenha direito a uma indemnização.

Verifique a sua elegibilidade com a nossa Calculadora de Pedidos de Indemnização gratuita! Os nossos especialistas analisarão o seu caso e determinarão a responsabilidade. Se a análise indicar que a perturbação foi causada por circunstâncias extraordinárias, encerraremos o seu processo sem custos. Só cobramos honorários se conseguirmos obter a sua indemnização da companhia aérea, pois trabalhamos com o princípio “sem ganho, sem custo”!

Gostou deste conteúdo?

Obrigado, fizeram-nos ganhar o dia!

As retracções são caras - ajudem-nos a melhorar!

Roger, obrigado!