Última atualização em
Importante: Previamente conhecida como SATA Azores, hoje chama-se Azores Airlines.
Os seus direitos de passageiro em caso de atraso ou cancelamento de um voo da Azores Airlines
Já que a Azores Airlines está sediada em Portugal, todos os voos da Azores Airlines estão abrangidos pelos regulamentos europeus relativos aos direitos dos passageiros aéreos (UE 261). Dadas determinadas condições, pode ser elegível a uma indemnização da Azores Airlines até 600€ por passageiro e a um reembolso total do preço do bilhete do seu voo cancelado pela Azores Airlines.
O que dizem exatamente os regulamentos?
- O seu voo atrasou-se? Se chegou ao seu destino final com pelo menos 3 horas de atraso de voo, é provável que tenha direito a uma indemnização até 600€ por passageiro.
- O seu voo foi cancelado? Se não apanhou um voo alternativo oferecido pela companhia aérea (ou se não lhe foi oferecido um voo alternativo), pode pedir um reembolso monetário total. Além disso, se o voo foi cancelado menos de 14 dias antes da partida, também pode ter direito a uma indemnização adicional.
Verifique o estado do seu voo Azores Airlines
Já foi avisado de um atraso ou um cancelamento de voo? Verifique se pode encontrar o seu voo na nossa tabela de voos recentemente afectados abaixo. Se o seu voo ainda não aparecer, pode verificar a sua elegibilidade facilmente com a nossa Calculadora de Reclamações gratuita!
Encontre o seu voo e seja compensado
Companhia aérea | Rota de voo | Número do voo | Data | ||
---|---|---|---|---|---|
![]() | PDL LIS | S4120 Atrasado | 20-02-2025 | Reclamar agora | |
![]() | TER LIS | S4134 Cancelado | 20-02-2025 | Reclamar agora | |
![]() | PDL LIS | S4128 Atrasado | 18-02-2025 | Reclamar agora | |
![]() | LIS HOR | S4151 Cancelado | 26-01-2025 | Reclamar agora | |
![]() | TER OPO | S4184 Cancelado | 19-01-2025 | Reclamar agora | |
![]() | TER LIS | S4134 Atrasado | 04-01-2025 | Reclamar agora | |
![]() | LIS TER | S4135 Atrasado | 04-01-2025 | Reclamar agora | |
![]() | BOS PDL | S4228 Atrasado | 22-12-2024 | Reclamar agora |
Indemnização Azores Airlines por atraso de voo
Se o seu voo sofrer um atraso superior a 3 horas, tem o direito de pedir uma indemnização por atraso de voo da Azores Airlines, de acordo com os regulamentos britânicos relativos aos direitos dos passageiros. É fundamental que a companhia aérea seja a culpada pelo atraso.
Indemnização da Azores Airlines por voo cancelado
Se o seu voo foi cancelado nos 14 dias anteriores à data de partida prevista, pode ter direito a uma indemnização de até 600 euros pelo seu voo da Azores Airlines cancelado.
Quando posso obter um reembolso da Azores Airlines pelo meu voo cancelado?
Se não lhe for oferecido um voo alternativo, ou se escolher não apanha-lo, também tem direito a um reembolso do seu bilhete.
Aviso de cancelamento | Voo alternativo | Compensação |
---|---|---|
Menos de 7 dias de antecedência | Partida 1h+ antes ou chegada 2h+ depois | Sim |
7-14 dias de antecedência | Partida 2h+ antes ou chegada 4h+ depois | Sim |
Menos de 14 dias de antecedência | Nenhum voo alternativo | Sim + reembolso |
Posso obter uma indemnização de voo se eu cancelar o meu voo?
Se optar por cancelar o seu voo da Azores Airlines, isso não garante que receba uma indemnização ou reembolso da companhia aérea, de acordo com os regulamentos britânicos e da UE. De acordo com a política de reembolsos da Azores Airlines, só poderá ter direito a um reembolso se estiverem em causa situações graves, como doença grave ou morte. Consulte o sítio Web da Azores Airlines para obter mais informações sobre as suas políticas de reembolso.
Voo de ligação perdido devido a atraso ou cancelamento da Azores Airlines
Se perdeu um voo de ligação devido a uma interrupção do seu voo Azores Airlines, e ambos os voos foram reservados na mesma reserva, poderá ter direito a uma indemnização e/ou a um reembolso de toda a viagem se o atraso ou cancelamento cumprir os critérios acima mencionados.
Voo atrasado ou cancelado?
Pode ter direito a uma compensação de até 600 euros!
Verifique a sua elegibilidade
Qual é o valor da indemnização que posso receber por um voo atrasado ou cancelado?
O montante da indemnização da Azores Airlines é determinado pela distância do seu voo:
Distância do seu voo | Compensação |
---|---|
Voos de menos de 1.500 km | 250€ por passageiro |
Voos entre 1,500 e 3,500 km | 400€ por passageiro |
Voos de mais de 1,500 km dentro da UE | 400€ por passageiro |
Voos de mais de 3,500 kilometres fora da UE | 600€ por passageiro |
Viajei com a Azores Airlines para um país não pertencente à UE. Ainda tenho direito a indemnização e reembolso?
Sim. Os regulamentos europeus e britânicos relativos aos direitos dos passageiros aéreos aplicam-se a todos os voos da Azores Airlines.
Ainda assim, vale a pena lembrar que as regras são diferentes quando se viaja com transportadoras não comunitárias. Consulte a tabela abaixo para mais informações.
Tipo de voo | Exemplo | Compensação |
---|---|---|
Voando com uma companhia aérea britânica | Tóquoi para Londres com British Airways | Sim |
Voando com uma companhia aérea da UE | Amsterdão para Londres com KLM | Sim |
Voando com uma companhia aérea não britânica/não da UE desde o Reino Unido | Londres para Tóquio com Japan Airlines | Sim |
Voando com uma companhia aérea não britânica/não da UE para o Reino Unido | Tóquio para Londres com Japan Airlines | Não |
Não tem certeza se pode pedir uma indemnização de voo?
Verifique-o agora gratuitamente!
Verificar o meu voo

Circunstâncias extraordinárias - a Azores Airlines pode negar-me a indemnização?
Geralmente, não tem direito a indemnização e/ou reembolso da Azores Airlines se a aerolínea não for a responsável pela interrupção. Quando a aerolínea não pode ser culpada pela interrupção, estas situações são consideradas “circunstâncias extraordinárias”.
Algumas das circunstâncias extraordinárias mais comuns que permitem à Azores Airlines recusar o seu pedido de indemnização são:
- Más condições climatéricas, como nevoeiro cerrado, chuva forte ou trovoadas.
- Uma greve, na maioria das vezes especificamente no sector da aviação (por exemplo, uma greve dos trabalhadores do controlo de tráfego aéreo num determinado aeroporto).
NO ENTANTO! Uma greve da tripulação da companhia aérea não é considerada uma circunstância extraordinária!
- Circunstâncias políticas, como um ataque terrorista ou um risco geral de segurança devido a agitação política.
- Catástrofes naturais, incluindo erupções vulcânicas e furacões.
- Uma colisão entre o avião e aves ou outros objectos estranhos.
- Um passageiro doente ou indisciplinado.
- Atrasos causados pelo pessoal do aeroporto, como filas extraordinariamente longas para os controlos de segurança.
Quanto tempo tenho para pedir a indemnização e o reembolso da Azores Airlines?
A Azores Airlines está sediada em Portugal, o que lhe permite até 3 anos para reclamar a sua indemnização e reembolso de acordo com as leis europeias, independentemente do seu itinerário. Dependendo do país de origem e da destinação do seu voo, poderia ter até 6 anos para fazer a sua reclamação!
No entanto, se a Azores Airlines não responder ou se o seu pedido for mais complicado e tivermos de empreender acções legais, pode demorar mais tempo para obter o seu dinheiro de volta - de alguns meses até alguns anos, em casos raros.

Como pedir uma indemnização e um reembolso à Azores Airlines?
Antes de mais nada, para assegurar que está a validar com precisão os seus direitos, utilize a nossa Calculadora de Reclamações gratuita e sem compromisso para verificar se tem direito a uma indemnização e/ou reembolso.
Depois, só falta enviar-nos os documentos necessários e a nossa equipa de expertos faz o resto do trabalho por si!
Porquê reclamar com Voo-Atrasado.pt?
1m passageiros ajudados
9 equipas legais em 9 países
98% dos processos jurídicos vencidos
Sobre a Azores Airlines
A Azores Airlines, anteriormente conhecida como SATA Internacional, é uma companhia aérea portuguesa que oferece voos desde o arquipélago dos Açores para muitos destinos internacionais, incluindo Europa, América do Norte e outros destinos de longo curso.
Fundada em 1990, a Azores Airlines tem desempenhado um papel crucial na ligação dos Açores com o resto do mundo, fornecendo serviços vitais tanto para turistas como para a população local.



Gostou deste conteúdo?
Obrigado, fizeram-nos ganhar o dia!
As retracções são caras - ajudem-nos a melhorar!
Roger, obrigado!