Voos cancelados devido a greve dos controladores aéreos - quais são os meus direitos?

Quando o pessoal de controlo do tráfego aéreo faz greve, centenas de milhares de passageiros podem ver os seus planos de viagem desfeitos. Nestes casos, é importante que os passageiros conheçam os seus direitos!

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O que deve saber

  • Voo cancelado devido a greve do pessoal do tráfego aéreo? A companhia aérea tem de o reencaminhar para um voo alternativo.

  • Se o seu voo for cancelado devido a uma greve do controlo de tráfego aéreo, ainda pode obter um reembolso.

  • O voo está atrasado mais de 2 horas devido a uma greve do controlo de tráfego aéreo? A companhia aérea deve fornecer-lhe a alimentação, o alojamento e os serviços de transporte necessários.

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Os seus direitos durante uma greve dos controladores de tráfego aéreo

As greves do controlo de tráfego aéreo podem fazer aterrar o seu avião mais depressa do que se pode dizer “partida atrasada”. Quando ocorrem greves do controlo de tráfego aéreo, milhares de voos são cancelados, muitas vezes à última hora, e devido à natureza destas greves, há muito poucas (ou nenhuma) opções de reencaminhamento ou alternativas disponíveis para os passageiros afectados.

Se o seu voo foi cancelado ou atrasado devido a uma greve do controlo de tráfego aéreo, leia o nosso artigo para saber mais sobre os seus direitos.

Greves do controlo de tráfego aéreo: O que são? 

Os controladores de tráfego aéreo são absolutamente necessários para o funcionamento seguro e eficaz dos aeroportos e dos voos. Essencialmente, sem eles, os pilotos não sabem quando descolar, onde aterrar, nem que rotas seguir, entre outras informações cruciais.

Por isso, quando os controladores de tráfego aéreo entram em greve, muitas vezes por causa de condições laborais ou disputas salariais, o impacto nos aeroportos e voos de um país inteiro pode ser grave.

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Greve dos controladores do tráfego aéreo: O que é que os passageiros podem fazer?

Quando as greves do controlo do tráfego aéreo ameaçam o itinerário do seu voo, as companhias aéreas são obrigadas a mantê-lo informado. A companhia aérea que opera o seu voo é responsável por fornecer aos seus passageiros informações actualizadas sobre quaisquer perturbações, incluindo as razões subjacentes e os atrasos previstos.

Importante: Se não receber informações específicas sobre o motivo pelo qual o seu voo foi cancelado, atrasado ou sofreu qualquer outra perturbação, não se esqueça de perguntar a um funcionário do aeroporto ou da companhia aérea. Esta informação é vital para determinar o seu direito a uma indemnização pelo voo!

Indemnização de voos durante uma greve do controlo de tráfego aéreo

Infelizmente, os actuais regulamentos da União Europeia determinam que as companhias aéreas são legalmente obrigadas a compensar os seus passageiros apenas quando e SE a perturbação puder ser atribuída a um descuido da sua parte. O atraso ou cancelamento deve ser diretamente imputável à companhia aérea.

Uma vez que as companhias aéreas não empregam e, por conseguinte, não podem ser responsáveis pelos controladores de tráfego aéreo, os passageiros não têm direito a indemnização monetária durante as greves dos controladores de tráfego aéreo.

Não se esqueça de que os passageiros podem pedir uma indemnização se forem os empregados da companhia aérea que estiverem em greve (por exemplo, os pilotos ou o pessoal de cabina)!

Voo cancelado por uma greve?

Verifique se tem direito a uma indemnização de voo até €600 e ao reembolso do seu bilhete.

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O direito a cuidados durante uma greve do CTA

Embora as companhias aéreas não sejam legalmente obrigadas a indemnizar os seus passageiros durante as greves do controlo de tráfego aéreo, têm de lhes proporcionar o direito à assistência. Isto inclui tudo o que os passageiros possam precisar enquanto esperam por um voo alternativo, como alojamento em hotel, refeições e transporte.

Se pagar algum destes serviços do seu bolso, não se esqueça de guardar os recibos para poder ser reembolsado posteriormente pela companhia aérea.

Remarcação de voos durante greves do controlo de tráfego aéreo

As companhias aéreas oferecem frequentemente aos passageiros afectados opções alternativas, tais como a remarcação de outros voos (muitas vezes num dia diferente), o reembolso mas sem alternativa de voo, ou um meio de transporte diferente, como o comboio. Não hesite em contactar a sua companhia aérea para discutir a melhor forma de atuação para a sua situação.

Não se esqueça de que a companhia aérea é obrigada a dar-lhe um voo alternativo. Caso a companhia aérea não lhe ofereça um voo alternativo ou preferir não viajar, tem direito ao reembolso do seu ticket. Já tentou conseguir o seu reembolso e foi denegado? Deixe que os nossos especialistas cuidem da papelada por si!

Greves do controlo do tráfego aéreo em França

A França tem um historial particular de greves frequentes no controlo do tráfego aéreo, especialmente nos últimos dois anos. As greves dos controladores aéreos franceses são frequentemente conduzidas pelos sindicatos que representam os controladores, na sequência de vários litígios e queixas laborais.

Devido à localização geográfica da França na Europa, as greves no controlo do tráfego aéreo podem ter um grande impacto nas viagens aéreas noutros Estados, incluindo frequentemente países como a Espanha e a Alemanha.

Estas greves, embora localizadas, também podem causar atrasos em toda a Europa. Não tem a certeza se o seu voo se atrasou devido a uma greve do controlo do tráfego aéreo?

Submeta o seu voo à nossa Calculadora de Reclamações de Indemnização e os nossos especialistas de voo analisarão o seu caso e informá-lo-ão imediatamente sobre a sua elegibilidade para a indemnização!

O direito a uma indemnização de voo

É também importante que os passageiros saibam que, de acordo com a UE261, quando o seu voo está atrasado mais de 3 horas, tem direito a uma indemnização de voo entre €250 e €600. Para cancelamentos, se:

O seu voo foi cancelado menos de 14 dias antes da partida, E,

A companhia aérea foi a parte culpada pelo cancelamento

Tem direito a uma indemnização e, eventualmente, também a um reembolso. Para mais informações, consulte a tabela abaixo:

[TABELA DE VOOS CANCELADOS]. 

Direitos dos passageiros aéreos: como pedir uma indemnização de voo

Não tem a certeza se é elegível para uma indemnização de voo? Envie as informações do seu voo para a nossa Calculadora de Reclamações e os nossos especialistas avaliarão o seu caso específico em apenas alguns minutos! Se for elegível para uma indemnização, pode enviar a documentação de apoio necessária para Voo-Atrasado.pt e nós trataremos de toda a comunicação com a companhia aérea e dos processos burocráticos envolvidos na obtenção da sua indemnização! Se necessário, levaremos mesmo a companhia aérea a tribunal e lutaremos pelos seus direitos até ao fim! 

Temos 15 anos de experiência no campo da indemnização de voos - ponha o seu pedido em boas mãos! 

Porquê reclamar com Voo-Atrasado.pt?

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